QUEM SOMOS

Nosso
Sonho

Forjado pelo empreendedorismo, típico de nós brasileiros, que lutamos quase sempre sem qualquer suporte ou ajuda, surge do sonho vislumbrado por uma experiência de operações de crédito voltadas para empresas, associada a experiência associativa, promovedora de crescimento; testemunhas do abandono da imensa maioria dos brasileiros em sua luta empreendedora; abandono até pouco tempo legal, impedidos de trazer apoio financeiro.

Surgimos nós, um sonho, de trazer apoio financeiro, operacional e de gestão aos pequenos empreendedores brasileiros.

NOSSA INSPIRAÇÃO

Conheça a história por trás do nosso nome

Nos primórdios da História do Ocidente, há mais de dois mil anos antes da nossa era, Hamurabi, Rei da Babilônia, fez gravar num bloco de pedra, como parte do chamado “Código de Hamurabi”, fórmulas de gestão comercial e normas que regulamentavam os procedimentos do comercio daquela época. Comércio pressupunha confiança (crédito). Naqueles primórdios da civilização, a forma de obter e transferir recursos a terceiros surgiu como necessidade do tráfico de mercadorias e foi utilizada pelos povos antigos, caldeus, babilônios, fenícios, etruscos, gregos e romanos, entre outros que faziam comércio no Oriente Médio e no Mediterrâneo.

Neste “Código de Hamurabi” está a origem dos bancos, por terem relações com o crédito, dentre os quais localizam o Factoring; perdendo-se em tempos imemoriais. Já que o escambo (comercio baseado na troca de mercadorias) era a moeda da época, para o comércio tocar e girar seus negócios, encontrava muitas vezes dificuldades na comercialização de suas mercadorias. Desse modo, comprar créditos comerciais para levantar recursos é prática das mais remotas épocas da civilização. Os romanos, que construíram um dos maiores impérios da História, para manter a hegemonia do poder nos territórios conquistados, cuidaram de organizar a sua economia explorando as possibilidades comerciais de várias regiões subjugadas.

NOSSA INSPIRAÇÃO

Ética, disciplina e regulação

Estabeleceram em pontos estratégicos do seu vasto território a figura do fator agente via de regra, um comerciante prospero e conhecido de determinada região que se encarregava de promover o comercio local, de prestar informações creditícias sobre outros comerciantes, receber e armazenar mercadorias provenientes de outras praças e fazer a cobrança, pela qual recebia em pagamento uma remuneração. Era um autêntico consultor de negócios. Factor – verbo facere – facio – facis – feci factum = agir, fazer, desenvolver e fomentar. O factor dos romanos era o agente mercantil. Com o tempo, os factors prosperaram, passaram a pagar a vista os seus fornecedores o valor das vendas por estes efetuadas, antes mesmo de os compradores fazê-lo. O factor, a par dos serviços prestados, substituiu o comprador, melhorando o padrão de crédito e efetuando a cobrança junto ao comprador final daquela mercadoria. Como as comunicações eram precárias, o produtor enviava, em consignação, seus bens para o agente mercantil, que deveriam ser vendidos pelo agente e despachados diretamente ao comprador final. Assim, surgiu o sentido moderno do factoring, com a venda dos créditos oriundas das vendas dos bens, pelos produtores ou fornecedores, os factors adquiriam o direito de cobra-los, com seus legítimos proprietários. O factor, que no sentido primitivo prestava serviço de comercialização, distribuição e administração, agregava a função de fornecedor de recursos. Factoring = atividade mercantil, nobre e complexa, de reconhecida utilidade socio-econômica e legalmente exercida por empresas especializadas, que inibe a desintermediação financeira e contribui para melhorar a liquidez do sistema econômico para os bancos, reduzindo seus custos e risco, para as pequenas e médias empresas, assegurando-lhes o indispensável apoio gerencial e financeiro e para o país, incrementando a produção, gerando mais empregos e garantindo a sobrevivência do importante segmento da pequena e média empresa, sustentáculo de toda economia. Para atender a este propósito é que a Banca Di San Giorgio 1º registro datado do ano de 1407 em Gênova na Itália veio ao mercado Pernambucano, legalmente constituída e estabelecida, baseada na ética, disciplina e regulação, expandir a demanda mercantil, através de sua prestação de serviços, aumentando a liquidez e rentabilidade de seus clientes e da economia brasileira. Recife, 09 de Abril de 2001. Fonte: Factoring no Brasil – Luiz Lemos Leite

Nossa Missão

Fomentar negócios visando contribuir com o desenvolvimento da economia do estado. Trazer oportunidade de desenvolvimento para os trabalhadores que lutam sem qualquer apoio de crédito, gestão ou conhecimento, ofertando meios para progredirem, expandindo a produtividade de seu talento.

Nossos Valores

Foco na necessidade
do cliente

Ética

Qualidade do atendimento ao cliente

Compromisso com o bem estar e desenvolvimento dos colaboradores

União da Equipe

Foco no resultado empresarial

Responsabilidade Social

Gerar o desenvolvimento social de nossa comunidade, através de acesso á educação financeira, a recursos financeiros, a ferramentas de gestão. Orientando o empreendedorismo, para que poça expandir sua produtividade e conforto sócio econômico.

Banca Di San Giorgio © 2022 Todos os direitos reservados.